>

'SE CALAREM AS VOZES DOS PROFETAS AS PEDRAS FALARÃO'








terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Tesouro encontrado

por Comunidade Shalom

Jesus, no evangelho de Mateus, nos conta uma parábola extraordinária sobre o tema da vocação. Ele nos diz assim: “O Reino dos Céus é semelhante ao tesouro escondido no campo; um homem o acha e torna a esconder e, na sua alegria, vai, vende tudo o que possui e compra aquele campo” (Mt 13,44).
Segundo a definição do Dicionário Aurélio, achar é: “encontrar por acaso ou procurando; deparar com”.
O homem aqui mencionado por Jesus é uma pessoa que se depara com um tesouro valiosíssimo. Seja porque está procurando, seja “por acaso”. Esse evento maravilhoso, no entanto, sob a ótica abordada tem suas origens na eternidade. Foi lá que o Criador começou a sonhar, a desejar, a amar, e a separar para Si a sua criatura. O homem assim é amado, pensado, querido por Deus e criado.
Uma vez chamado à existência é colocado nele a raiz que explica o seu mistério de vida. Mistério este de predileção e de chamado a trazer em si os traços característicos das Pessoas da Trindade. Mistério que indica o que é chamado a ser, a se tornar, e que fará plenamente feliz quem a ele aderir. É o seu grande tesouro.
Como é que então se dá a sua descoberta?
Faz-se necessário para responder a esta indagação prestar atenção ao que Jesus indica nesta passagem: a riqueza encontra-se “escondida” no campo. De maneira bastante singela, esse campo pode simbolizar duas realidades. A primeira é o coração do homem e a segunda é certo ambiente no mundo mesmo.
No que se refere ao coração, esse tesouro está escondido no mais profundo de seu ser, na sua identidade. Numa expressão, no seu nível ontológico.
Já com relação ao ambiente, tem-se que o mesmo é um lugar designado por Deus, onde Ele mesmo plantou uma expressão vocacional e que também precisa ser encontrado.
Assim, num determinado lugar, num contexto histórico, o tesouro precisa ser descoberto não só para enriquecer o homem, mas para enriquecer a Igreja, para presentear o mundo e para dar a sua contribuição para a História da Salvação da humanidade.
É por este motivo que Deus, dentro de sua total autonomia, sem se limitar a qualquer realidade humana existente por pior ou mais comprometedora que seja, através de seu Verbo... CHAMA! Chama a quem quer, da maneira que quer, quando quer e onde quer.
E esse chamado para uns desinstala, provoca, inquieta, “revira as entranhas”. Aquele que é chamado não consegue mais ignorar o Verbo que ressoa, e passa a ter a necessidade de dar uma resposta, de tomar conscientemente uma decisão. A pessoa é tomada de uma expectativa.
Felizmente, Aquele que chama é o mesmo que dá força e a coragem para a resposta. Começa, então, a procura do homem mencionado por Jesus. Passa ele a empreender uma grande busca.
Como o próprio Deus deseja mais do que ele, a Ação do Espírito Santo na História o encaminha até o campo, ou seja, até o lugar designado por Deus. Existem também aqueles que a mesma Divina Providência, através dos mais inesperados acontecimentos da vida, conduz a esse mesmo campo.
Nesse local o homem é despertado pela Voz do Cristo que diz a ele: “É aqui que eu te quero!” Ali ele toca o tesouro da vocação, o conhece, faz uma experiência dele e se dá conta que este mesmo tesouro também está dentro de si. Com isso, identifica-se, depara-se com o seu “eu ideal” e passa a ter uma necessidade imperiosa de que ele venha à tona, que seja concretizado, assumido.
Retornando à passagem bíblica, esse homem percebe que não tem condições de levar o tesouro consigo. Todavia, está com profunda alegria porque descobriu o sentido de sua vida, o “seu lugar na história”. Jesus então finaliza a parábola dizendo que esse homem vai, retorna para o seu local de origem e se desfaz de todas as suas posses para comprar o campo com o tesouro.
No caso presente, significa que ocorreu por parte deste homem a decisão livre e consciente de desfazer-se de tudo para conseguir abraçar a sua vocação. Da vida que vivia, daquilo que possuía, do local onde morava e até mesmo das concepções que tinha. Sem essa atitude é impossível acolher e ficar com o tesouro da vocação.
É o que Ele espera de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário