>

'SE CALAREM AS VOZES DOS PROFETAS AS PEDRAS FALARÃO'








quarta-feira, 11 de agosto de 2010

VOCAÇÃO: UM CHAMADO A SANTIDADE

por comunidade Passio Domini

Escrever sobre vocação é sempre um grande desafio. É fato que poderia simplesmente discorrer alguns conceitos prontos sobre vocação. Veja bem, não que os conceitos sejam sem importância ou que não devamos sabê-los, pelo contrário, todo bom cristão deve ter vivo, como batizado, em seu pensamento, sua principal vocação: o chamado a santidade.

A Igreja nos chama neste mês de agosto a reflexão e oração a cerca da vocação num sentido mais profundo e de resgate do ser cristão, chamado por Deus ao desafio da evangelização.

Neste artigo quero tratar de maneira muito especifica o assunto vocação.

Comecemos por pensar na santidade. O que é ser santo?

Ser santo nunca foi fazer coisas imensas, mais deixar-se tomar por Deus, abandonar-se em suas mãos e com a vida testemunha–lo. Ela se expressa em cada ato, pensamento e sentimento do cristão. Isto só é possível através da oração (intimidade profunda com Deus) e conhecimento da Palavra de Deus.

A Eucaristia, que é o próprio Cristo (carne e sangue), vem como sustento do cristão. Alimenta sua alma e dá fortaleza para viver a Verdade onde quer que esteja.

Há aqueles a que Deus chama para uma vocação específica dentro do seu Estado de vida. Estes são chamados a estar mais próximos de Cristo e com isso configurar-se a Cristo. São estes os consagrados nas Novas comunidades ou Comunidades Novas.

O que é ser um consagrado há Deus nas Novas Comunidades?

É ser chamado a uma radicalidade de vida, a uma aproximação e configuração a Cristo a fim de tornar-se com isso o espelho de Cristo na terra para a humanidade.

O consagrado nas Novas comunidades, dentro do seu estado de vida (casado, celibatário, sacerdote, freira), deve testemunhar a grandiosidade de Deus levando esse mesmo Deus a quem não o conhece de maneira mais especifica.

A Igreja ao longo dos anos vivenciou sempre o surgimento do novo em seu interior. As Novas Comunidades são o NOVO que o Espírito Santo traz para nossos tempos. Neste NOVO somos chamados a santidade como em outros tempos pessoas comuns o foram a fim de lembrar ao mundo que Deus existe e está presente a todo o momento.

Podemos aqui lembrar alguns santos que fizeram essa opção radical por Deus e viveram esse NOVO no interior da Igreja, transbordando-o para o mundo. Neste mês lembramos especificamente dois: Santo Afonso e Santa Teresa Benedita da Cruz.

Cada um dentro de seu tempo trouxe a Boa Notícia de que “ser santo é possível” e “ nosso Deus realmente está vivo e nos ama sem medidas”.

Santo Afonso com sua vida e sua escolha pelo Reino, mesmo perdendo as regalias que o magistrado lhe dava (advogado e filho da nobreza de sua época), optou pelo melhor. Desde seu nascimento fora chamado por Deus e em sua idade adulta deu seu SIM incondicional a Ele.

Tornou-se sacerdote e fundador dos Redentoristas mostrando com seu viver que depender de Deus e ter intimidade com Ele é possível e necessário a todo aquele que deseja segui-lo.

Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), de origem judia, de estudo acadêmico imenso para uma mulher de sua época, tornou-se atéia e veraz perseguidora da verdade. Ao encontrar a Verdade (Jesus Cristo) nos escritos biográficos de Santa Teresa converte-se ao cristianismo, rompendo assim com tudo e todos, pois para uma família judaica era inadimisível o cristianismo, torna-se carmelita e vai a clausura viver com seu amado de maneira intensa. Oferece sua vida dentro do Carmelo e transborda a graça de Deus além muros. Morreu em uma câmara de gás pelas mãos dos nazistas, desejando ardentemente o martírio, em lugar de uma família.

Uma de suas frases mais conhecidas retrata sua vida e busca incessante pela santidade: “É necessário perder para ganhar”. Perdeu tudo porém, ganhou O Tudo que é Deus.

Deus não cessa de chamar homens e mulher a uma vida de santidade. A uma vida de perene entrega pelo Reino, a fim de que todos aqueles que ainda não conhecem a Deus possam vê-lo em suas vidas.

A que você é chamado meu irmão, minha irmã? O que Deus lhe pede?

Quero terminar este artigo com o apelo feito pelo apostolo Pedro segundo a inspiração do Espírito Santo e, anseio da alma de todo consagrado ou chamado a consagração: “A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” ( I Pedro 1, 16)

Busquemos a santidade, pois nosso Deus cuida de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário