>

'SE CALAREM AS VOZES DOS PROFETAS AS PEDRAS FALARÃO'








segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Deus quer que sejamos católicos de qualidade

por Pe. Roger Luis - Canção Nova

Deus nos presenteia com esta liturgia da vigésima primeira semana do tempo comum e eu o convido a proclamar um versículo do salmo: “Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre Ele é fiel!” O amor do Pai é revelado no seu Filho, e hoje o Evangelho de São Lucas nos revela esta caminhada que Jesus fez para chegar até Jerusalém, onde Ele nos dá a sua vida, por amor a nós.

Nesses dias estivemos aqui recebendo de Deus este ensinamento, é isso que Jesus faz com seus discípulos, os ensina enquanto sobem para Jerusalém, este caminho é onde Ele vai entregar a sua vida livremente, não coloca nenhuma resistência, mas se entrega por amor a nós, porque Ele é fiel.

Jesus sobe a Jerusalém e experimenta a dor abraçando a cruz, mas depois desta experiência de estar por três dias no sepulcro, Ele ressuscita, recebendo do Pai a vida plena. Esta é a experiência que temos de fazer, porque depois da cruz vem a nossa ressurreição. São lucas também narra a subida de Jesus ao céu, mas não temos como alcançar o céu sem antes passarmos pela experiência da cruz, e você ressuscitará com Cristo no dia final, não negue a cruz, ela faz parte do caminho e faz parte da vida do cristão combatente.

Deus tem o céu para nós e o melhor de Deus ainda está por vir, nós ainda não vivemos o melhor. O nosso lugar é o céu e não vamos desistir diante da cruz do dia a dia. Porque lá no céu vai ser alegria e realização plena.

Jesus percebeu que os discípulos estavam curiosos, jogando verde para colher maduro, para saber sobre a salvação. E Jesus muito inteligente não responde mas diz: “Fazei todo esforço para entrar pela porta estreita” A porta é estreita e nós precisamos passar por ela, o nosso chamado não é de facilidades, mas de lutas e combates que vamos passar no nosso dia a dia, e precisa existir o esforço da nossa parte para alcançarmos o céu. O Senhor já conquistou a salvação para nós, mas precisamos lutar, e dependemos totalmente da graça de Deus para sermos salvos, mas é preciso colaborar com a graça para fazermos esta experiencia de céu.
Jesus não esta preocupado com quantidade mas com a qualidade. Então nos perguntemos: “Que qualidade de católico estamos sendo? A porta é estreita e não podemos dar contratestemunho, não podemos brincar com Deus.

É preciso passar pelo esforço, assim como uma criança que precisa se esforçar para nascer. Quem é a mãe que está nos gerando para o céu? É a Igreja. Por isso ela ensina o que é certo, a verdade. A salvação é graça de Deus mas hoje o próprio Jesus está nos dizendo: "Fazei todo o esforço".

É preciso ser fiel nas pequenas coisas, deixar que o Espírito Santo nos revele o que temos feito de errado. Por isso a segunda leitura nos diz: Qual é o filho no qual o Pai não corrige? Quem ama mais? O pai que corrige ou aquele que passa a mão na cabeça?

Deus quer que sejamos católicos de qualidade, que as pessoas vejam em nós um testemunho coerente de quem abraçou a fé, e cristãos que vivem uma vida como aqueles que vivem longe de Deus. A misericórdia de Deus exige de nós mudança de vida. Não confie nessa misericórdia falsa, porque a que vem do Senhor causa em nós reação e conversão. A salvação de Deus é para todos.
Na Canção Nova não se prega meia verdade, pregamos verdade inteira. Aqui é um lugar onde acontece muito trabalho de parto, para que muitas pessoas possam nascer para uma vida nova, renunciando a vida velha e entrar pela porta estreita.

Jesus quer que olhemos para o hoje, como estamos nos posicionando em relação a Jesus. Muitas vezes somos prepotentes, e por isso a porta vai se tornando cada vez mais estreita, porque vamos nos enchendo de nós mesmos. Mas é preciso nascer hoje para a vida nova. Sejamos justo, porque Deus é justiça, misericórdia e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário