>

'SE CALAREM AS VOZES DOS PROFETAS AS PEDRAS FALARÃO'








domingo, 19 de dezembro de 2010

Imitar a Cristo - Única via para a Santidade

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. (Ef 5,1)

Acho que todas as vezes que Deus precisa me chamar seriamente a atenção, Ele acaba me colocando diante desse livro e me inspirando a sua releitura. E confesso a você amigo leitor: Estava mais do que na hora de reler essa riqueza da Igreja. Para quem não conhece, o livro Imitação de Cristo, e um livro do Século XVI, escrito por um Monge desconhecido. Atribui-se a Thomás de Kempis, mas ele de fato não é o autor. É um diálogo entre um monge mais experiente com um monge mais novo. Uma aula de discipulado.

Toda via comecei essa semana lendo os dois primeiros capítulos do livro. E já ali naquele comecinho, o Senhor já me fez refletir e meditar duramente. O tema do primeiro capítulo é: “Para imitar a Cristo, romper com as coisas do mundo”. Passei a semana praticamente lendo esse capítulo.

E fiz uma descoberta interessante. Percebi que o mundo com o qual preciso romper hoje, não é o mundo que está fora de mim, mas o que está dentro de mim. Há mais do mundo dentro de mim do que fora. Romper com o mundo não é apenas deixar de fazer de coisas… Vai muito mais além. Romper com o mundo é romper consigo mesmo. É abrir mão de conceitos, valores, idéias e ideais. É deixar a mente, a alma e o coração limpos e livres, para que o Senhor venha a preenche-los com seus conceitos, seus valores, suas ideias e seus ideais.

O grande problema caríssimos, é que quando encontramos o Senhor e decidimos seguí-lo, já temos dentro de nós uma série de coisas que não é fácil largar. Muitos de nós conhece o Senhor já na idade adulta, ou quando jovem. E traz consigo conceitos que pernameceram em nós por 17,20,25 anos… Alguns desses conceitos são bons. Outros não. E depois desse encontro, achamos que podemos escolher o que levar a frente e o que deixar. Mas a verdade é que não temos condições de fazer essa avaliação nós mesmos. O que aparentemente é bom para nós, aos olhos de Deus não é tão bom assim. E ai ficamos sem querer largar valores e conceitos que gostamos, ao ivés de se abrir ao novo que Deus nos dá.

Romper com o mundo, consiste em dispor tudo (até aquilo que achamos que é bom) e deixar Deus fazer o que precisa ser feito. Romper com o mundo é reaprender a viver.

Resumindo: É colocar-se na condição de discípulo. É se dispor a aprender tudo de novo, ainda que você esteja no fim da vida.

“Ninguém prega retalho de pano novo em roupa velha; do contrário, o remendo arranca novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão. E ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho os arrebentará e perder-se-á juntamente com os odres mas para vinho novo, odres novos.” (Mc 2,21-22)

Para isso, é preciso humildade. Muita humildade. Porque é difícil jogar fora uma vida cheia de conceitos, idéias, pensamentos, experiências, etc, etc, etc. Mas entrar nesse discipulado, é a única saída para ser exclusivamente de Deus.

Agora entendo as pessoas que ao se decidirem por Deus, deixam a vida velha mas sofrem com isso. Elas rompem com os hábitos, mas não rompem com os conceitos e idéias interiores que a levavam a cometer tais atos. E ai basta uma faísca para que voltemos a vida velha de braços abertos.

Quero convidar você amigo leitor, a retomar (se você já fez essa opção algum dia), ou iniciar esse caminho de discipulado, colocando tudo (mas é tudo mesmo) nas mãos do Senhor. Que voce queira, como eu, reaprender tudo que o Senhor queira me ensinar. Que a graça de Deus e a força do Espírito Santo, nos ajude a moldar nossa vida a vida de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário