>

'SE CALAREM AS VOZES DOS PROFETAS AS PEDRAS FALARÃO'








segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

QUE O MENINO JESUS NASÇA EM NOSSOS CORAÇÕES

Numa noite escura se deu o nascimento daquele que é a luz que ilumina todo homem que vem a este mundo. “O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte uma luz resplandeceu” (Is 9,1). A escuridão e as sombras da morte parecem grandes porque a luz de muitos cristãos tem se apagado. Jesus disse a Madre Teresa: “Vem, seja a minha luz!” São muitos os que andam na escuridão e que habitam nas sombras da morte: separações, agressões, alcoolismo, drogas, violência, pobreza, falta de diálogo e de afeto… Estamos sendo uma luz para essas pessoas? Na luz as pessoas enxergam melhor: enxergar a si mesmo, reconhecer sua capacidade, enxergar a presença de Deus, enxergar o outro como irmão, enxergar a beleza e os valores da outra pessoa, enxergar uma saída. Para quem eu fui luz neste ano? Para quem Deus me chama a ser luz neste momento? Luz, seja luz para aqueles que ainda precisam encontrar Jesus. Seja luz! Mostre ao mundo que vive nas trevas que existe uma luz: é Jesus; é Jesus! (Anjos de Resgate, Seja luz).
“Eu vos anuncio uma grande alegria: nasceu hoje para vós um salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,10-11). Nesta noite de Natal seria importante você se perguntar: Quando é que Jesus nasce para mim? Jesus nasceu para Maria quando ela disse ao anjo: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Jesus nasceu para José quando ele, “ao despertar do sono, agiu conforme o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu em casa sua mulher” (Mt 1,24). Jesus nasceu para a mulher cananéia quando ela, depois de ouvir: “Não fica bem tirar o pão dos filhos e atirá-los aos cachorrinhos”, insistiu com Jesus: “É verdade, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos!” (Mt 15,26-27). Jesus nasceu para o cego Bartimeu quando, diante de tantas pessoas que o repreendiam para que se calasse, ele continuou a gritar mais ainda: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Mc 10,48). Jesus nasceu para a mulher pecadora quando ela teve a coragem de entrar na casa em que Jesus se encontrava e, “ficando por trás, aos pés dele, chorava; e com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, a enxugá-los com os cabelos, a cobri-los de beijos e a ungi-los com perfume” (Lc 7,38). Jesus nasceu para Zaqueu quando ele disse: “Senhor, eis que dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei a alguém, restituo-lhe o quádruplo” (Lc 19,8). Jesus nasceu para a samaritana quando a fez reconhecer que o homem com que ela vivia não era o seu marido (cf. Jo 4,17). Jesus nasceu para o funcionário real quando, depois de lhe ter dito: “‘Vai, teu filho vive’, o homem acreditou na palavra que Jesus lhe havia dito e partiu” (Jo 4,50).
Jesus nasce para você toda vez que decide perdoar alguém; toda vez que tem a coragem de derrubar os muros que construiu à sua volta e no lugar deles construir pontes para se aproximar dos seus irmãos. Jesus nasce para você toda vez que decide lidar com suas próprias feridas e assumir a responsabilidade por aquilo que não está bem dentro de você, ao invés de transferir essa responsabilidade para os outros. Jesus nasce para você toda vez que decide afastar-se de situações e de pessoas que levam você para o adultério (ainda que virtual) e para a destruição da sua família. Jesus nasce para você toda vez que revê a sua maneira de ganhar dinheiro e de lidar com ele, e decide destinar uma parcela dele para ajudar pessoas necessitadas. Jesus nasce para você toda vez que tem a coragem de defender sua fé diante das pessoas que banalizam essa mesma fé. Jesus nasce para você toda vez que reconhece seus erros e procura modificar-se. Jesus nasce para você sempre que decide tratar as pessoas com quem trabalha como gostaria de ser tratado por elas, não fazendo para elas o que não gosta que façam para você…
Depois que Jesus nasceu, Maria “o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2,6-7). Não havia lugar para eles: uma mulher me disse estar admirada com as portas fechadas que encontrou quando foi convidar famílias a abrirem suas casas para a novena de natal. Se o convite não fosse para receber Jesus, mas sim o papai noel, elas teriam aberto suas casas? Há efetivamente lugar em nossa vida para Jesus nascer hoje? Jesus é dom de Deus para nós e para o mundo. Criar o espaço necessário para que ele possa nascer em nossa vida e na vida do mundo à nossa volta é responsabilidade de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário