>

'SE CALAREM AS VOZES DOS PROFETAS AS PEDRAS FALARÃO'








terça-feira, 20 de abril de 2010

A pérola preciosa

Mt 13, 45-46: "O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra". O Reino dos céus é comparado a uma pérola de muito valor, que dá certo trabalho para encontrar, mas que quando se encontra vale e paga todo esforço. Vale dar tudo o que se tem em troca deste tesouro.

Você sabe como se forma uma pérola dentro de uma ostra? _A pérola nada mais é do que um pequeno grão de areia (ou outro corpo estranho) que penetrou o interior de uma ostra (um organismo vivo), que para defender-se daquele corpo estranho o vai envolvendo, à medida que o tempo passa, com uma substância anticéptica. Assim nasce a pérola, que equivaleria em nosso corpo a um cálculo renal.

Os criadores de ostras provocam o surgimento de pérolas introduzindo nelas algum objeto, para que seu organismo forme uma pérola. Assim também, alguns ciscos e espinhos na nossa vida, sob o cuidado de Jesus e do Espírito Santo são transformados em pérolas preciosas: “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28)

O Reino dos céus, o Reino de Deus é a Pérola Preciosa:

Lc 17,20-21"Os fariseus perguntaram um dia a Jesus quando viria o Reino de Deus. Respondeu-lhes: O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós". O que é o Reino dos céus, o Reino de Deus? _ Segundo o Catecismo (541-542), é a vontade do Pai “elevar os homens à participação da Vida Divina”. Para isso reúne os homens em torno de seu Filho, Jesus Cristo.

- pelos sinais que manifestam o reino de Deus

- pela acolhida à palavra de Jesus

- pela Igreja que na terra ‘é o germe e o começo do Reino de Deus”

O reino dos céus é o país dos redimidos pelo sangue do Cordeiro de Deus, o Rei dos reis, Senhor Jesus Cristo. Brasileiros nascem no Brasil. A maioria mora no Brasil. Se não moram, eles levam o Brasil dentro de si, nos seus hábitos, gestos, gostos, cultura. E outros brasileiros se reúnem no estrangeiro para matar saudades da terra natal. Assim nascem as colônias de brasileiros no exterior. Assim também é com o Reino de Deus. Os habitantes deste Reino trazem, cada um esta pérola preciosa estampada no peito. É invisível aos olhos mas se percebe entre si. Esta resplandece a luz da Trindade Santíssima, a marca dos moradores do céu. Ela, esta pérola preciosa é o passaporte dos que vão morar no céu.

Só que pérolas nascem dentro de ostras feias, sem cor, enrugadas - é preciso abrir a ostra para tirar a pérola linda, preciosa. É preciso abrir o coração a Jesus para ele nos mostrar, em nós, a pérola que já está lá. Ele plantou em nós, pelos sacramentos (batismo, penitência e eucaristia)

Ap 3, 20-22 - abrir a porta para Jesus. Jesus tem dons maravilhosos para nós, mas nós ainda não abrimos o coração a ele. Jesus só pode agir em nós com nossa permissão - ele não faz mais por que nós não deixamos.

- motivos que nos fazem fechar o coração ao Reino de Deus:

1- desconfiança do amor de Deus (uma falsa imagem de Deus - falta de perdão - rejeição)

2- pecados não reconhecidos, arrependidos e confessados

3- ligações com o maligno (rituais, consagrações, amuletos, superstições)

4- ídolos no coração (apegos ao mundo, pessoas, dinheiro, poder, prazer, cargos, coisas, tudo o que ocupa o lugar de Deus)

- O remédio -

1- Palavra de Deus “palavra do Reino” (Mt 13,19), semente que penetra em nosso coração e gera a pérola preciosa

2- Espírito Santo - Efusão do Espírito - que rega a semente e a faz crescer.

3- Sacramentos (especialmente a Eucaristia e Confissão)

resumindo:

- reino de Deus = pérola preciosa

- nasce dentro de nós - é gerado em nós

- é nossa identidade de filhos de Deus, que nos dá entrada no céu

- é preciso abrir o coração a Jesus, como se abre a ostra feia para tirar lá de dentro a bela e preciosa pérola.

Ser do Reino de Deus é tão natural como ser brasileiro, Nascemos assim - assim é preciso nascer de novo para sermos Filhos de Deus, cidadãos do Reino de Deus e tomar posse desta realidade que já é em nossos corações.

A águia que vivia como galinha:

Certa vez um homem achou um ovo de águia na mata onde passava e trouxe para sua casa. Fazendo uma experiência para saber se o ovo era ainda fértil, colocou-o no ninho de uma galinha. O ovo de águia foi chocado e algum tempo depois nasceu uma linda aguiazinha. Mas a águia não sabia que era águia e vivia como galinha. Foi criada no galinheiro e tomou hábitos de galinha. Ciscava o chão, comia insetos e vermes, cacarejava e se tentasse um vôo seria um vôo rasteiro, sem jeito, de no máximo um metro de distância. O tempo passou. A águia que pensava ser galinha envelheceu. Um dia, empoleirada no galinheiro olhou para o céu e viu uma ave exuberante traçando um vôo lindo no ar, imponente, majestoso.

Impressionada, a velha águia galinha perguntou à sua vizinha de poleiro:

_ Que ave é aquela que eu não conheço?

_ Aquela é a rainha das aves - respondeu a outra galinha - É a águia. Ela é do céu. Nós, galinhas, somos daqui de baixo, da terra.

E assim viveu e morreu aquela águia que não sabia quem era de fato e viveu ciscando a terra, olhando para baixo, quando seu destino verdadeiro era o céu.

"Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra". (Cl 3,1-2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário