>

'SE CALAREM AS VOZES DOS PROFETAS AS PEDRAS FALARÃO'








terça-feira, 12 de abril de 2011

“Ir além do deserto”


Tome sua Bíblia no livro do Êxodo 3,1 - Moisés teve uma experiência poderosa com Deus depois que rompeu com os limites que seu medo impôs, indo além do deserto até chegar em Horeb, monte de Deus.

Romper limites humanos para andar na fé - para isso é preciso ter objetivos, metas, rumo e direção de Deus, ouvir seu chamado.

Deus não nos criou para a derrota, ou para uma vida medíocre - somos únicos para Deus, nossa resposta ao seu chamado na nossa existência é única, pessoal - somos eleitos entre 250 milhões de possibilidades no ventre de nossa mãe.

- Temos uma impressão digital que ninguém mais tem.

- Temos o desenho da íris de nossos olhos que mais ninguém terá.

- Temos um tom de voz que ninguém, mesmo imitando jamais conseguirá reproduzir identicamente.

- Temos um jeito de caminhar que é único, como uma marca pessoal que só nós temos, cada um de nós caminha de um jeito totalmente diferente dos outros.

Entre nós e Deus e o seu trono de graça há um deserto a ser vencido. Precisa ser vencido. Só vale a pena romper o deserto para se ter um encontro pessoal e definitivo com Deus. Este encontro deve mudar o rumo de nossas vidas

- Moisés fez esta experiência diante da Sarça Ardente.

- Pedro e os apóstolos medrosos tiveram a mesma experiência no Cenáculo, no dia de Pentecostes.

- Paulo, diante de Jesus, no caminho deserto para Damasco, caiu do cavalo e rompeu com seus preconceitos.

Que limites temos posto para a nossa fé não vingar mais plenamente? Humanamente somos limitados, mas existem limites doentios: traumas, medos, complexos, preconceitos, incredulidades, vícios, pecados.

Romper com as cadeias que nos prendem na derrota, na lamúria, nas trevas.

João Paulo II nosso Papa, como voz da Igreja, profeta de Deus gritou : “Duc in altum” , Avencem para águas mais profundas. O que fez Pedro pescar como nunca depois de uma noite de fracasso no trabalho foi este ir além que a fé pede. (Leia em Lucas 5,1-11)

Para vencer o deserto e ir além, até a montanha de Deus é preciso:

1 - Ter o mapa, aquilo que mostra o caminho, ilumina nossos passos: A PALAVRA DE DEUS é esta lâmpada, este mapa.

“Vossa Palavra é um facho que ilumina meus passos e uma luz em meu caminho.” Sl 118,105

“... por causa de tua palavra, lançarei a rede.” Lc 5,5. Pedro poderia ter voltado para casa frustrado por uma noite de sono perdida sem pescar nenhum peixe. Mas ousou acreditar no que Jesus lhe pedia para fazer. Ir mais além, para o fundo do lago e lançar as redes. Pedro, por ter agido conforme o que creu, viu a glória de Deus em sua vida. Mais que peixes que ele pescou, ele próprio foi ‘fisgado’ pelo amor de Deus em Jesus. E sua vida nunca mais foi a mesma...

2 - Ter um alvo, uma meta, um rumo, algo a alcançar. Para vencer o deserto, ter os olhos fixos em Jesus.Leia Mateus 14, 22 – 32. Mais uma vez Pedro, ao caminhar sobre as águas, distrai de Cristo e afunda bem diante de seu mestre e Senhor. O que nos move é a nossa FÉ. “Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus.” Hb 12,1 - “... prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo.” Fil 3, 13-14

3 - Para atravessar o deserto é preciso estar bem alimentado, fortalecido para as longas caminhadas e enfrentamentos. Precisamos da EUCARISTIA, E DOS OUTROS SACRAMENTOS : 1Rs 19,3ss - Elias caminha um dia de deserto fugindo dos seus inimigos, o que o motiva a andar é quem vem atrás dele (seus inimigos que querem matá-lo) e não quem está à sua frente o esperando (Javé, que o espera em Horeb). Assim ele desiste, e pede a morte (um quadro típico de depressão). Mas um anjo trás do céu a alimento de Deus para a caminhada, o Pão dos fortes (prefiguração da eucaristia) e Elias vence o deserto e chega ao monte de Deus: Horeb, onde tem um encontro poderoso com a glória de Deus (Teofania).

Nesta jornada rumo a Deus não estamos sós nem desamparados. Jesus se oferece nesta peregrinação para nos acompanhar:

a. como Caminho a ser percorrido: “Eu sou a caminho...” Jo 14,6

b. como luz para o caminho: “Eu sou a luz do mundo. quem me segue não andará em trevas.” Jo 8,12

c. como alimento: “Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.” Jo 6,35

Oremos para romper as fronteiras de nossa incredulidade (se creres verás a Glória de Deus). Vamos derrubar as muralhas de Jericó que impede a passagem para a terra das promessas. Clamemos a Deus que seja nosso alimento, nossa luz, nosso caminho no deserto, nosso companheiro de jornada. Supliquemos a Deus a cura de nossos bloqueios (traumas, medos, paralisias) e vamos dar o passo na fé. Senhor nós cremos mas aumentai a nossa fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário