>

'SE CALAREM AS VOZES DOS PROFETAS AS PEDRAS FALARÃO'








quarta-feira, 13 de abril de 2011

“Buscar a água viva”


- Sem água é impossível haver vida

- A Água é símbolo da vida - está na origem da vida.Se falta água, a vida não progride, não há fecundidade. (Os cientistas procuram sinal de vida passada em Marte porque encontraram sinal de que um dia houve água em abundância em Marte. Não há hoje mais vida em Marte porque toda a água do planeta secou).

- Só 0,4% de toda água no planeta Terra é própria para o consumo humano.

- As áreas desérticas sobre o planeta estão aumentando em ritmo assustador.

- Especialistas afirmam que a água potável está cada vez mais escassa no planeta e que, neste ritmo de destruição do meio ambiente e mutação do clima, a água será cada vez mais rara. Segundo muitos, as próximas grandes guerras no mundo serão disputas entre países por fontes de água potável.

- Por tudo isso a água se tornou símbolo do Espírito Santo e sacramental

“A água. O simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, pois após a invocação do Espírito Santo ela se torna a sinal sacramental eficaz do novo nascimento: assim como a gestação de nosso primeiro nascimento se operou na água, da mesma forma também a água batismal significa realmente que nosso nascimento para, a vida divina nos é dado no Espírito Santo Mas batizados em um só Espírito” também "bebemos de um só Espírito" (1Cor 12,13): o Espírito é, pois também pessoalmente a água viva que jorra de Cristo crucificado como de sua fonte e que em nós jorra em Vida Eterna.” (CIC 694)



Já no segundo versículo da Bíblia, a água é citada: “... e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.” Gn 1,2

“Desde a origem do mundo a água, esta criatura humilde e admirável é a fonte da vida e da fecundidade. A Sagrada Escritura a vê como “incubada” pelo Espírito de Deus” CIC 1218

“Já na origem do mundo, vosso Espírito pairava sobre as águas para que elas concebessem a força de santificar.” (vigília pascal: a bênção da água batismal)

Faltando 4 versículos para terminar a Bíblia, a água é citada de novo: “Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida!” Ap 22,17

Assim como sem água é impossível haver vida orgânica - também sem a água viva do Espírito Santo é impossível haver vida espiritual.

Hoje vemos em diversos lugares a recuperação de terras que antes eram consideradas improdutivas com a irrigação artificial. O moderno Estado de Israel conseguiu verdadeiros milagres no deserto, transportando água do Jordão e fazendo irrigação. Gota a gota a água reaviva a capacidade da terra produzir frutos. A fertilidade da terra, os insumos estavam todos lá, esperando apenas a água para fazer brotar a planta. Assim o coração do homem foi feito por Deus. Nosso coração foi feito pelo amor e para o amor. Para produzir os frutos do Espírito. Mas, sem a água viva do Espírito Santo, todas estas boas possibilidades continuavam somente possibilidades

Efusão do Espírito : romper o lacre, como achar um “olho d’água”. Estava ali o tempo todo, mas não jorrava, não fluía, não atingia as regiões secas, desertas de nossa vida. Até que se rompe as barreiras.

Nascer da água e do Espírito - no nosso batismo recebemos o Espírito Santo. Na efusão do Espírito provocamos, permitimos o fluir livre do Espírito Santo. Vem à tona e manifesta o poder de Deus através dos dons e carismas. Regando o nosso coração antes seco de vida espiritual, faz nascer e crescer a santidade que produz os frutos do Espírito Santo (amor, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança - Gal 5, 22-23). É assim que do deserto brotam abundantes colheitas e de coração antes duros, maus, impuros brotam os frutos da santidade. Os santos foram feitos de irrigações do Espírito Santo.

3 relatos de Jesus no Evangelho de São João, comparando o Espírito à água:

Jo 3, 5 - 10 - Jesus ensina a Nicodemos : Nascer da água e do Espírito

Jo 4, 7 - 18 - Jesus revela à samaritana : o dom de Deus, a água viva, nos leva à mais profunda intimidade de adoração a Deus.

Jo 7, 37 - 39 - Jesus se revela o doador do dom - o batizador: "No último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva. Dizia isso, referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nele, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado". (Jo 7,37-39)

Pelo poder do Espírito Santo, até nossas dores e sofrimentos mais profundos se tornam fonte de bênçãos. Como? Como um deserto que é irrigado e faz brotar a vida. Assim, nos desertos de nossa existência, o Espírito Santo faz germinar e frutificar bênçãos abundantes. Faça a experiência de orar pedindo a água viva do Espírito Santo em sua vida. Principalmente se você se sente “seco” sem motivações, sem esperança. Do seco, do nada de sua situação, Deus pelo poder do Espírito Santo fará brotar novas fontes de alegria, paz, amor, cura, perdão, amor... vida plena.

Faça esta oração, abaixo, rendendo todo teu ser ao Senhor da Vida:

A TI SENHOR

A Ti, Senhor entrego tudo o que sou. Recebe-me.

A Ti, Senhor, ofereço tudo o que tenho. Aceita-o.

A Ti, Senhor, dou todo o meu ser. Envolve-me.

A Ti, Senhor, ofereço toda a minha vontade. Pega-a.

A Ti, Senhor, submeto-me em obediência. Domina-me.

A Ti, Senhor, abro totalmente o meu coração. Entra nele.

A Ti, Senhor, peco amor. Ama-me.

A Ti, Senhor, elevo a minha alma. Abraça-a. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário