>

'SE CALAREM AS VOZES DOS PROFETAS AS PEDRAS FALARÃO'








quinta-feira, 6 de maio de 2010

Enchei-vos do Espírito


por Luiz Cesar Martins
Coordenador Estadual da RCC/PR


A epístola aos Efésios contém um mandamento muito claro de Deus para nós: Enchei-vos do Espírito (Ef 5,18b).

Em uma sociedade onde se percebe uma tendência ao relativismo e ao individualismo e onde somos sitiados por uma estrutura montada para nos manterem espiritualmente vazios, mais do que nunca se faz necessário atender a este mandamento: “Enchei-vos do Espírito”. Esta é a vontade de Deus para nós! E apesar de muitos não saberem o que significa uma vida cheia do Espírito Santo, devemos entender que este é o único meio para nos manter fiéis à vontade de Deus e para alcançarmos a verdadeira felicidade.

São Paulo nos exorta na epístola aos Efésios 5,18: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. A forma reflexiva do verbo “enchei-vos” indica que devemos tomar a iniciativa, que devemos dar o primeiro passo. Existe uma diferença entre ser templo do Espírito Santo e tê-lo operando com toda a sua plenitude em nós e através de nós. Não basta apenas saber que somos templos de Espírito Santo, mas é fundamental que através de nossas iniciativas busquemos meios para viver uma vida conduzida pelo Espírito Santo e voltada a fazer a vontade de Deus.

Quando nos disciplinamos a prática da oração pessoal, da leitura orante da Palavra de Deus e da freqüência aos Sacramentos, sobretudo da Penitencia e da Eucaristia, estamos respondendo positivamente a esta ordem de Deus e seguramente seremos conduzidos pelo Espírito Santo.

A oração pessoal é uma maravilhosa forma de nos deixar conduzir pelo Espírito Santo, sendo indispensável a todos nós e principalmente para aqueles que exercem algum tipo de liderança cristã na Igreja.

Deixemo-nos então conduzir pelo Espírito, pois é desta maneira que o Senhor encontrará as condições para nos usar na construção do seu Reino e na execução do Projeto de Salvação que o Ele mesmo tem para todos os seus filhos e filhas.

É o Espírito Santo que nos convence que precisamos cultivar a virtude da obediência e da humildade, porque a desobediência e o orgulho não provêem de Deus e nos tornam cegos, nos impedindo de perceber a vontade de Deus para a nossa vida.

É o Espírito Santo que produz em nosso interior o desejo de nos doar inteiramente aos irmãos sem buscar interesses pessoais e sem segundas intenções, gerando em nossos corações o amor altruísta. Certamente, não pode haver um exemplo mais definitivo de amor, de alguém desistindo de seus próprios direitos pelo bem do outro. Este exemplo é suficientemente forte para fazer com que seja despertado em muitos corações o desejo sincero de conversão.

A sociedade em que vivemos precisa destas testemunhas, de pessoas que vão além do discurso mostrando com suas atitudes os valores evangélicos, isso é semear a Cultura de Pentecostes, isso é viver conduzido pelo Espírito.

Eu preciso ser cheio do Espírito Santo. Você precisa ser cheio do Espírito Santo. Por isso ENCHEI-VOS do Espírito Santo.

Desta forma, o nosso testemunho fará a diferença na vida das pessoas, e elas nunca mais serão as mesmas.

Aleluia! Meus irmãos, a Palavra de Deus nos diz como escrevemos acima, “Enchei-vos do Espírito”.
Que sejamos assim nós também, com a unção de Deus que está em nós, sejamos portadores de Cristo para as pessoas e, assim, as ajudaremos a encontrarem forças para continuarem sua caminhada cheia da alegria do Espírito Santo.

Glória a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário