>

'SE CALAREM AS VOZES DOS PROFETAS AS PEDRAS FALARÃO'








terça-feira, 29 de junho de 2010

Você tem amigos?

Amigo fiel é poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro. Amigo fiel não têm preço, é imponderável o seu valor. Amigo fiel é bálsamo vital e os que temem o Senhor o encontrarão. Aquele que teme ao Senhor regra bem suas amizades, pois tal como ele é, assim é seu amigo”.
Eclesiástico 6, 14-17


Quem são os meus amigos, onde eles estão nesse momento? É importante fazermos sempre uma avaliação de quantos amigos nós temos e quem os sãos, porque se a resposta for poucos ou nenhum, você é um sério concorrente a passar o resto de sua vida sozinho. Uma vez escutei o Padre Fábio de Melo dizer que os verdadeiros amigos estão ao nosso lado no momento de nossas alegrias e vitórias, porque nossos inimigos não suportam está ao nosso lado nesses momentos.

Umas das armadilhas de satanás é nos fazer sentir-se sozinhos sem amigos, dessa forma nos tornamos presas fáceis e nos privamos da vivencia da gratuidade do amor fraterno, sempre que for possível convide os amigos para um momento descontraído em um café ou pizzaria, fale também de sua vida, compartilhe as alegrias e momentos difíceis com eles.

Contemplando a amizade dos irmãos das primeiras comunidades, percebemos que eles viviam unidos e a amizade entre eles era real e davam testemunho aos que ainda não tinham se convertido ao cristianismo (At 2,44), é importante ressaltar que os amigos rezam juntos.
Cultive a amizade em Deus, favoreça o nascimento de novas amizades, converse na fila do banco, no caminho ao trabalho dentro do ônibus, e sempre testemunhando a sua amizade com Deus e com a igreja.

Nós precisamos ter amigos no local onde estamos inseridos, seja na comunidade, na pastoral ou no trabalho, é importante a amizade com o próximo, eu preciso ter uma amizade sólida com o meu pároco, com o meu coordenador de grupo ou pastoral, eu tenho que favorecer momentos para que haja fraternidades entre eu e meus amigos.

A comunidade precisa ser um sinal de intensa comunhão fraterna para todos os batizados (Vida fraterna em Comunidade, parágrafo 2b). Uma amizade fiel e verdadeira e alicerçada em Jesus Cristo torna-se um testemunho vivo para um mundo que se aproxima do outro sempre com algum interesse, e isso é uma necessidade própria do homem, pois é um ser sociável e sempre está em busca de um grupo que se identifique.

A amizade verdadeira é capaz de levar o outro a perfeição em Cristo. (CIC 2359). Aquele ou aquela que experimentaram a amizade do amor de Deus, deve ter como objetivo levar todos os seus amigos a também ser amigos de Deus.
Jesus nos revela um dos segredos para uma vida fraterna na missão, a amizade entre os missionários. (Doc. de Aparecida, 154). A cada missão Jesus se retirava com os seus discípulos para algum local reservado, nesses locais além de formá-los, eles viviam momentos de fraternidade, fecundando ainda mais a amizade entre mestre e discípulos, eu imagino que nesses momentos eles deviam descontrair-se bastante, rir de assuntos pertinentes a missão, da forma desconcertante de alguns em evangelizar e tantos outros assuntos como narra o evangelho de João 21,24, nem todos os atos de Jesus estão escritos na bíblia.

Seja amigo de teus amigos, não cúmplice em seus pecados, se for preciso exorte-os, mas sempre com muita misericórdia, ou você nunca esteve em pecado? Lembre-se que todos pecaram em Adão, inclusive você, assim como você, ele é dependente da misericórdia Divina, ame-o intensamente, doe seu tempo a um amigo, mas não esqueça, seja amigo também dos que estão com você no ambiente familiar, eles também precisam de tua amizade e atenção, não se pode ver Deus fisicamente, a não ser amando o próximo, dessa forma seremos capaz de ver, sentir e ouvir a Deus ( I João 4,12).

Nunca se esqueça de fomentar a sua amizade com Deus e com a igreja, afinal é na oração pessoal que alimento essa amizade e ela se tornará sólida, e somente recebendo amor, seremos capaz de partilhar amor com os amigos.

Deus te abençoe e que você seja como Jesus, cercados de amigos por todos os lados, por gerações e gerações. Amém, aleluia!

Ricardo Antunes
Comunidade Católica Renascer do Espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário