>

'SE CALAREM AS VOZES DOS PROFETAS AS PEDRAS FALARÃO'








segunda-feira, 21 de junho de 2010

As promessas de um coração aberto


Acampamento de Corpus Christi – Canção Nova 05/06/2010

Pe. Joãozinho SCJ

Meus irmãos, bom dia, a paz de Jesus e o amor de Maria.

Sabe, neste acampamento do SCJ nós fomos convidados a meditar nas 12 promessas do coração de Jesus, ontem eu vi vocês cantando conheço um coração e sabe, Santa Margarida Maria La em 1670, enxergava o coração de Jesus, assim como João, e via esse coração aberto, não um coração fechado, um coração aberto, este é o acampamento do coração aberto, e daquele coração aberto de Jesus, vinha centenas de promessas, no entanto todas as promessas do SCJ se resume apenas uma promessa, aquela que esta em Mateus 28 , “eu estarei contigo ate o fim”, o senhor esta comigo ate o fim, não estou sozinho, o senhor esta comigo do começo ao fim, quero marchar com Jesus, eu achei interessante que nesse Corpus Christi nós vivemos ai, até que com os evangélicos uma coisa muito bonita, a marcha para Jesus, milhões de pessoas reunidas para marchar para Jesus, enquanto isso os católicos do mundo inteiro viveram uma pequena diferença, marchavam também, mas com Jesus, sabe qual a diferença de marchar para Jesus e com Jesus? A diferença Santa Margarida descobriu, o apostolo descobriu, porque conhece o coração, e diz, eu estou aberto, e a minha presença é eterna, o senhor esteja convosco, isso repetimos o tempo inteiro, essa era a promessa feito a Moises, ele era gago e como ia ser um pregador, to com medo como vou me apresentar na TV, eu não consigo evangelizar meu filho, minha esposa, meu cunhado, aquela sogra, eu não consigo evangelizar as pessoas da minha família, Moises era medroso, e o senhor disse, quem fez a boca, foi o senhor, quem fez a língua, foi Deus, e quem fez a fala, foi o senhor, então se eu te dei tudo, eu estarei contigo, ate o fim, essa é a grande promessa de Deus, qdo ele criou Adao e Eva ele deixou gravado a sua imagem e semelhança, e a imagem e semelhança de Deus esta gravado no nosso coração, e nos seremos mais semelhantes ao coração de Jesus, a medida que estivermos um coração aberto, veja esse coração não esta fechado, foi aberto para mostrar que a promessa de Deus continua cada vez que eu abro o meu coração para o meu irmão, mas é preciso conhecer esse coração para abrir, sabe Dunga, esses tempos atrás eu estive na canção nova em Aracaju, pois bem, vocês conhecem La em Aracaju o mercado, eu fui visitar o mercado, e ai a certa altura uma garota estava La vendendo isso aqui que eu fiz questão de trazer, uma caixinha, a diferença entre o povo de Aracaju e o Dunga é que eles conhecem a caixinha, aqui diz assim, abra se for capaz, a garota me disse assim, se quiser levar fechada é 5 reais, se quiser levar aberta é 15 reais, eu olhei e estava escrito, abra se for capaz, alguém de Aracaju quer tentar abrir a caixinha? Abra se for capaz, ta difícil ne? Deixa eu mostrar, ele conhecia, mas esqueceu, olhe aqui, abriu, tenta de novo, que tentação não é pecado, mas ele viu eu abrir como ele não consegue abrir, alguém de Aracaju quer ajudar? Eu vou mostrar de novo, viu como é fácil? Nada? Não tem jeito, alguém quer tentar abrir a caixinha, eu vou deixar a caixinha com o Dunga ate o fim da palestra, vai tentando, moral da historia, pra abrir tem que saber, porque você veio nesse acampamento do SCJ? Para aprender a abrir o coração, essa cruz aqui que eu uso é SCJ que quer dizer Sagrado Coração de Jesus, não é São Jose dos Campos, utiliza essa cruz quem esta de coração aberto, ele não esta aqui, ele ressuscitou, e é possível conhecer a dinâmica do SCJ para que eu possa abrir o coração, estende sua mão, senhor ensina-me a abrir a caixinha, mas mesmo que eu não abrir a caixinha que eu abra o coração, abra as minhas mãos, abra meus braços e abrace o meu irmão, isso, gente o coração aberto de Jesus nos ensina a viver de braços abertos, de mãos abertas, de mente aberta, você veio aqui pra descobrir os segredos de abrir a mão e coração, então diga comigo, eu quero conhecer um coração, Jesus, manda teu espírito para transformar meu coração e para abrir a minha mão, coloca a mão no coração e diga: “conheço um coração tão manso e humilde e sereno, que louva ao pai por revelar o seu nome aos pequenos, que tem o dom de amar e sabe perdoar e deu a vida pra nos salvar…”, coloca as mãos no coração e pede pra Jesus, colocar a chave da vitoria para abrir o coração, os ouvidos pra te receber, abrir a boca, evangelizar, te receber na eucaristia, não quero ser povo fechado, quero ser de coração aberto, abre a mente do povo, para que possa ouvir a palavra, e proclamar também, amém… Mas infelizmente as vezes no meu peito, bate um coração de pedra, fechado, frio, sem vida, aqui dentro ele me aperta, “não quer saber de amar, nem sabe perdoar, quer tudo e não sabe partilhar”, ergue as mãos pro céu e pede o Espírito Santo, vem senhor e manda teu Espírito…

Estamos lendo: “ João 19: 31” e seguintes…

Meu irmão, minha irmã, você que quer conhecer o coração, essa é a porta de entrada, naquela tarde triste, João contemplou o lado aberto do Sagrado Coração de Jesus que estava na cruz e na cabeça dele passou toda a bíblia, ele olhava pra aquele lado aberto e dizia, meu Deus, todas as promessas se cumpriram, ele lembrava La do Genesis, em que Deus deu o sono ao Adão, e do seu lado aberto tirou a mulher, Eva, não é isso que aconteceu, Adão foi colocado num sono profundo e do seu lado aberto foi tirado a mulher, os santos padres, dizem que como Adão dormindo, da sua costela, foi tirada a mulher, assim como do Cristo na cruz, foi tirada a igreja, como nova Eva, nós nascemos desse lado aberto, nós fomos gerados desse lado aberto, porque ali como Dunga dizia, saiam sangue e água, a ultima gota de água e de vida eu entrego pra você, é a doação total, não bastou morrer, ele já estava morto, o sacrifício de Cristo foi tão total, que muito mais que morrer ele esvaziou-se de si mesmo, já tinha se esvaziado da ultima gota de suor, de lagrima, agora também de sangue e água, e o que é isso, apenas liquido? É apenas uma cena macabra? Para os olhos daqueles soldados poderia ser, isso para aqueles que não têm fé, mas aqueles que tem e enxergam esse lado aberto, Genesis, o cumprimento da promessa, estou ai convosco, para João, havia a recordação do dia que Moises tocou no rochedo e saiu água, estava sem água no deserto e Deus disse, toca no rochedo que vai sair uma fonte, e naquele rochedo saiu água, esta água não é só como aquela água do deserto que sacia o corpo, aqui é o espírito santo de Jesus, João vê naquela água o Espírito Santo pelo qual nos somos batizados, nos estamos nos aproximando daquela fonte que joga para a vida eterna, ao beber do espírito Santo nos somos preenchidos de graça, quando Maria viu o Anjo Gabriel disse em grego: (bom dia, boa tarde, cheia de graça, cheia de Deus) a graça é o próprio Deus, quando Deus nos da a graça ele nos da o seu Espírito… pede pra Deus agora, que nos de a graça de cumprir o nosso dever, como filhos e filhas, amém… essa é a graça, darei aos devotos do meu coração as graças necessárias para cumprir os seus deveres de estado, vem Ca padre Paulinho, acompanhei a sua homilia ontem, ontem você falou do estado de padre, que padre não é super homem, é humano, é gente como a gente, alias é sobre essa água que Deus transforma no vinho pela ação da graça, basta a tua graça, então as vezes a gente corre o risco de ficar padre sem graça, e eu achava as vezes muita graça, pensava assim, poxa eu não pregaria dessa maneira, to achando tanta graça na homilia do padre Paulinho, podem aplaudi-lo, não só que ele seja um padre engraçado, mas agraciado, o Papa Bento XVI diz que o que confirma o nosso sacerdócio é o dom do senhor, você tem que renovar o sacerdócio todos os dias, porque a graça de Deus que nos confirma nesse estado de vida é uma torrente de graça, o padre é uma pedra? Não, o cristão é uma pedra? Não, você é gente e a cada diz vai crescendo em nós o Cristo das dimensões, até o ponto de eu poder dizer que a cada diz sou mais padre, sou mais Cristão, gente a primeira promessa é darei aos devotos do meu coração, devoto não é só alguém que leva uma faixa no peito, quem escreve livros sobre o SCJ, é ótimo escrever, cantar canções, mas significa dedicado, é dedicação, então a graça de Deus que vem da água do SCJ derramando sobre nós, essa fonte abundante vem pra transformar o coração e depende do nosso esforço, da nossa dedicação, tem um sujeito que todo dia 28 ia pedir pra São Judas ganhar na loteria, e ele pensava meu Deus como eu vou atender ele, e ele ficava pedindo pra São Judas, ai São Judas se incomodou, desceu do céu e disse, se quer ganhar na loteria então pelo menos compra o bilhete, as vezes a gente não ajuda Deus a nos ajudar, Deus ajuda a quem cedo madruga, la no evangelho Maria apontou para o lado aberto de Cristo, as graças, o caminho certo, a solução dos seus problemas, os servos foram la, e Jesus disse, coloquem águas nessas talhas, e aquelas talhas eram pra lavar os pés, não eram pra beber, o povo chegava La com os pés sujos e pra entrar nas festa tinham que lavar os pés, lembram da celebração de lava pés? Então, na ultima ceia eles se sentavam e lavavam os pés, alis nessa época do frio né, quem tomou a vacina da gripe? Olha quanta gente, fico feliz, então naquele tempo era lavado as mãos e os pés, e Jesus da uma ordem absurda, pra encher a talha de água, as vezes na nossa vida as ordens de Deus não são racionais, e eles seguiram o conselho de Maria e cumpriram a ordem de Jesus, eu tenho um copo de água, a minha Irma que esta cuidando de mim, ela colocou um copo cheio, se aquele servo tivesse colocado só um golinho de água na talha, imagina o peso, eles podiam ter trazido a talha vazia, o milagre aconteceria? Sim, Jesus iria abençoar a água e eles teriam esse tanto do vinho da graça, então gente prestem atenção no que eu vou dizer agora, há uma proporção entre o meu esforço e a graça de Deus, sem a graça de Deus eu sou água, as vezes queremos pregar só com a cabeça, com o conhecimento que teve na escola, e fica um sermão, uma pregação aguada, tem muito padre aguado, mas tem muito cristão aguado, tem muito pai aguado, alias quando chega aqui na canção nova é tudo uma maravilha, mas quando chega em casa você não tem só o saber, você tem o sabor, você não é um cristão aguado, você é um cristão transformado, o mundo não precisa de Cristão aguado, o mundo precisa de Cristãos transformados, já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim, e todo dia mais eu vou ser mais batizado, uma pessoa que mergulha em águas mais profundas, o Cristão transformado pelo espírito, a imagem e semelhança de Jesus, fica profundo, quer encher as talhas de água, levante a Mao, eu acredito senhor Jesus, na água que vem do teu lago, na graça que me transforma e eu posso dizer já não sou eu que vivo, é o teu coração que vive em mim, amem… meu irmão e minha irma, eu falei que essa água é a graça e a primeira promessa é essa, darei aos meus devotos a graça para cumprir o seu poder de estado, mas há também o sangue, se esta água a igreja vê o batismo, nesse sangue a igreja vê a eucaristia, água batismo, sangue eucaristia, batismo me faz corpo de Cristo, eucaristia me alimenta do corpo de Cristo, são duas formas do cumprimento da grande promessa do SCJ, que é “o senhor esteja convosco, ele esta no meio de nós”, você quer essa graça derramada sem medidas? Então fique de pé que eu vou ensinar uma canção que diz assim: “daí-me a graça coração de Jesus, daí-me a graça coração de Jesus, eu confio nas promessas do senhor, daí-me a graça coração de Jesus”… eu gostaria de saber agora e o SCJ quer saber, qual a graça que você precisa, será a graça de ser um pai melhor, será a graça de uma cura, o senhor quer realizar milagres, milagres são pálidos reflexos da presença de Deus na historia, daí-me a graça senhor de ser um padre mais ungido, com a unção do vinho, não com a unção da água, toque no coração dos padres que sentem seu ministério aguado, toca no coração daqueles que não vão mais na missa, na igreja, que essa primeira promessa do seu SCJ se realize hoje, olhe meus irmãos que estão aqui em Cachoeira Paulista e aqueles que estão em casa, olhe senhor tantos pedidos e tantas graças, nos pedimos por intercessão de sua mãe Maria, aquela que é cheia de graça, que ela reze por nós, agora até na hora de nossa morte, “daí-me a graça coração de Jesus, daí-me a graça coração de Jesus, eu confio nas promessas do senhor, daí-me a graça coração de Jesus”… E sabe qual é a segunda promessa? A segunda promessa é uma graça que todos nos queremos pedir agora, darei aos devotos do meu coração, paz nas famílias, quantas famílias estão em pé de guerra, marido e mulher muitas vezes como se fosse países opositores, um terrorismo domestico, as vezes os pais em relação aos filhos, a igreja também é uma família, e somos chamados a sermos nessa igreja, pais do povo, nos somos pais do povo, o padre não é um solteirão, é um homem casado com a igreja, com você que é a igreja, o padre não é solitário, é casado, com essa família que é a igreja, na igreja o padre é pai, na família o pai é padre, você é sacerdote do lar Dunga, quem aqui é casado? Pois é, sacerdote do lar, “daí-me a paz coração de Jesus, daí-me a paz coração de Jesus, eu confio nas promessas do senhor, daí-me a paz coração de Jesus”, gente quando eu canto conheço um coração é porque tem que juntar mente e coração, saber e sabor, eu quero pedir para as famílias, para as mulheres e homens, filhos e filhas o dom da paciência, sabe o que é paciência? Ciência da paz, hoje nós vivemos muito isso, eu não tenho paciência de rezar o terço, e como padre o que eu mais escuto é isso, padre perdi a paciência, gente nos vivemos num mundo apressado, um mundo que diz, e ai padre Joãozinho correndo muito? É preciso desacelerar, mudar o ritmo, tem celular, internet, blog, twitter, TV com 180 canais, você fica ali com o controle remoto e nenhum canal agrada, é paciência, o SCJ promete a Santa Margarida paz, paciência, daí-me paciência comigo e com os irmãos, principalmente os mais difíceis, Jesus teve muita paciência com os apóstolos, entreguei essa semana um livro novo para a canção nova, como liderar pessoas difíceis, e é inspirado na paciência de Jesus com Tomé, tenha fé, Pedro cabeça dura, Pedro tu me amas? eu perguntei se tu me amas, ele dizia eu gosto de ti, não era capaz de dizer eu te amo, e as vezes vivemos isso, entrega pra Deus aquela pessoa que aparentemente você já tentou de tudo, pra Deus nada é impossível, que ele te de paciência, aqueles idosos que as vezes já não tem memória e a gente perde a paciência, pede paciência para lidar com eles, “daí-me a paz coração de Jesus, daí-me a paz coração de Jesus, eu confio nas promessas do senhor, daí-me a paz coração de Jesus”, coloque a mão no ombro de quem esta do lado, reze por ele e vãos pedir: “Abençoa senhor as famílias amem, abençoa senhor a minha também, que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor… e que os filhos conheçam a força que brota do amor…”, olhe aqui pra cruz, que conheçam a forca que brota do amor… Quando eu for elevado na terra atrairei todos a mim, este é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, que cura todas as doenças do mundo, eu confio nas promessas do senhor… “E que a igreja conheça a força que brota do amor…”, renove esse sangue, essa água… “abençoa senhor a minha também, abençoa senhor as famílias amém, abençoa senhor a minha também…”, fica abraçado porque sabe qual é a terceira e ultima promessa? Eu os consolarei em todas as suas penas, o pecado deixa em nós uma marca, uma cicatriz, gente eu to cheio de cicatriz da dengue pelo corpo, to pregando com a autorização da minha medica, pode ser um efeito colateral, ontem o padre Paulinho ate rezou por mim, é precisa de consolo, ficam marcas, essas vão desaparecer, minha mãe diz que é brotoeja, nem me levou a serio, nos homens somos mais estressados, já pensou se a gente tivesse que dar a luz? Meu Deus, acho que depois do quinto mês eu tava de cama, todos nós temos penas, cicatrizes, que ficam durante a vida, ela vai ficar, cicatrizes da vida, cicatrizes que o pecado deixou em nós, o pecado Deus perdoa, mas as penas ele permite que fique com a gente, ele permite que sejamos tentados, existem sofrimentos na vida, quem não tem sofrimento, todos nos temos algum momento para chorar, e o SCJ não diz que, eu te livrarei de todos os sofrimentos, não você vai sair de la humano, como diz meu irmão Pe. Fabio de Melo, você vai sair humano, mas consolado, sabe o que nos consola em nossas penas, a grande promessa, que ele esta no meio de nós, Santa Terezinha disse uma vez pro SCJ, ”Jesus eu tenho medo de ir pro inferno, e Jesus disse, porque minha filha você tem medo? Porque la eu não vou estar junto de ti, então Jesus promete comigo que mesmo que eu for pro inferno você estará comigo, e Jesus disse Terezinha, mesmo que você for pro inferno eu não te abandonarei, e ela disse, então não tenho medo de mais nada…”, Jesus nos consola em todas as nossas penas. “Daí-me o consolo coração de Jesus, Daí-me o consolo coração de Jesus, eu confio nas promessas do senhor, daí-me o consolo coração de Jesus”, abrace a si mesmo e junto com o SCJ e com Maria, vamos pedir colo, o senhor quer nos dar o seu consolo, o seu refugio e a sua benção, e com Maria aquela que é cheia de graça, daí-nos o consolo, a graça, por intermédio das suas mãos intercessoras, teu filho derrama sobre nós tantas e tantas promessas, “Mãezinha do céu, eu não sei rezar, eu só sei dizer que eu quero te amar, azul é teu manto, e branco é teu véu, mãezinha eu quero te ver la no céu, no colo da mãezinha la no céu eu vou adormecer em paz, ainda que eu não sei rezar, mas no teu colo eu vou dormir em paz, e ao chegar no fim do dia eu sei que eu dormiria muito mais feliz…”, pq com o sagrado coração de Jesus eu aprendi a “amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu, sentir como Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria, e ao chegar ao fim do dia, eu sei que eu dormiria muito mais feliz…”, Amém, ta acabando meu tempo e não pense que eu esqueci, cadê a caixinha, você conseguiu né? Agora você conhece o coração, o engraçado é o seguinte, você é canhoteiro? Eu não seria capaz de abrir a caixinha desse lado, ou seja não tem só um jeito de abrir a caixinha, tem vários modos, mas o principal é não ficar de coração fechado, diga comigo, daí-me senhor um coração aberto.
Vamos cantar, “Eu creio nas promessas de Deus, eu creio nas promessas do meu Senhor, se sou fiel no pouco ele me confiara mais, se sou fiel no pouco, meus passos guiará…”

Nenhum comentário:

Postar um comentário